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Marketing Farmacêutico

Executive Master in Pharmaceutical Marketing 10 ed

10a Edição da Pós-Graduação de Marketing Farmacêutico (*)

O Executive Master in Pharmaceutical Marketing, anterior Pós-Graduação em Marketing Farmacêutico, conta agora com a sua 10ª edição em Lisboa

O setor farmacêutico é um setor hiper-regulado, onde a concorrência é forte, liderada por players multinacionais. Como tal, o marketing no setor farmacêutico é complexo, específico e, assim, desafiante.

O marketing de um produto farmacêutico é diferente conforme o ciclo de vida do produto, o pipeline da empresa ou a força da concorrência. Como tal, em virtude da elevada competitividade e dos avanços tecnológicos permanentes, os profissionais do Marketing Farmacêutico assumem um papel determinante e fundamental de encontrar e desenvolver mecanismos de modo a potenciar vendas de produtos e maximizar processos.

As inscrições na 10ª edição da Pós-Graduação em Marketing Farmacêutico são limitadas.

Marketing Farmacêutico 10

Objetivos do Executive Master in Pharmaceutical Marketing:

Pretende-se pois que, no final do Executive Master in Pharmaceutical Marketing, o participante adquirira competências de forma a:

  • Enquadrar o Marketing com a estratégia de uma empresa;
  • Adquirir uma visão global do Marketing no setor Farmacêutico;
  • Coordenar a gestão estratégica e operacional do Marketing;
  • Definir critérios de seleção de mercados e de clientes;
  • Enquadrar a implementação de produto / serviço novo, considerando a sua comunicação no segmento de mercado-alvo e fazendo-o corresponder aos interesses do propenso cliente;
  • Maximizar o retorno dos investimentos de Marketing através da exploração de um Marketing Mix diversificado;
  • Assumir a influência dos aspetos legais no Marketing e no desenvolvimento da atividade;
  • Comparar o Marketing de Serviços com o Marketing de Produtos;
  • Validar os recursos de logística e de gestão de stocks a montante, a jusante e internos à própria empresa;
  • Elaborar e orçamentar um Plano de Marketing para um produto ou serviço, dentro do setor farmacêutico, independentemente da dimensão ou área;
  • Alinhar as ferramentas digitais em prol do Plano de Marketing;
  • Construir “marcas” sustentáveis, que respondam às exigências do mercado, perpetuando o sucesso ao longo do tempo.

Informações Gerais

Carga Horária

78 horas (presenciais) + Acompanhamento online

Horário:

Segundas-Feiras e Quartas-Feiras, das 19h30 às 22h30

Calendário:

Início: 25 de fevereiro de 2019
Término previsto: 5 de junho de 2019 

Preços e Condições de Pagamento

    Prestações
  Pronto Pagamento Joia 1a Prestação
(até 01/04/2019)
2a Prestação
(até 01/05/2019)
  625€ 225€ 225€ 225€
    Prestações
  Pronto Pagamento Joia 1a Prestação
(até 01/04/2019)
2a Prestação
(até 01/05/2019)
  535€ 135€ 200€ 200€
    Prestações
  Pronto Pagamento Joia 1a Prestação
(até 01/04/2019)
2a Prestação
(até 01/05/2019)
  1100€ 250€ 475€ 475€

Destinatários

São destinatários do Executive Master in Pharmaceutical Marketing os farmacêuticos que pretendam desenvolver competências para trabalhar no setor de Marketing nas áreas de:

  • Indústria Farmacêutica;
  • Farmácia Comunitária;
  • Distribuição Grossista;
  • Análises Clínicas;
  • ou outros.

 

Local

Conteúdo Programático:

Introdução ao Marketing

Carga Horária: 3h

Conteúdo:

  • O que é o Marketing – Conceitos Gerais
  • Grandes diferenças entre Marketing e Marketing Farmacêutico (especificidades)
  • Tendências atuais do Marketing, perspetiva do Marketing Farmacêutico
  • Evolução recente e esperada do Marketing Farmacêutico
  • Proximidade do Marketing às Vendas
  • Papel do Product Manager e do Business Unit Manager

Miguel Papança

Miguel Papança Marketing Farmacêutico CaF
Mercado Farmacêutico

Carga Horária: 9h

Conteúdo:

  1. Mercado Farmacêutico Atual: Classificação, Caracterização e Tendências
    • Mercado de Ambulatório
    • Mercado Hospitalar
    • Genéricos
    • OTC’s
    • Medicamentos Veterinários
  2. Caracterização do cliente no mercado farmacêutico
    • Médico (especialidades)
    • Farmacêutico (Hospitalar e Comunitário)
    • Enfermeiro
    • Doente
  3. Diferentes players do Mercado Farmacêutico
  4. Os diferentes interlocutores da Indústria Farmacêutica no Mercado Farmacêutico
    • Delegados de Informação Médica
    • Delegados de Informação Farmacêutica
    • Key Account Managers
    • Serviço de Clientes
    • Departamento de Qualidade
  5. Análise prática de dados

Hugo Mendes

Hugo Mendes Marketing Farmaceutico
Market Access

Carga Horária: 9h

Conteúdo:

  • Research
  • Fontes de dados
  • Negócios em contexto B2B e B2C
  • Relevância das variáveis/KPIs de análise de mercado
  • Ambiente farmacopolítico
  • Análise externa e caracterização de um mercado
  • Análise da concorrência
  • Análise interna empresa/produto
  • SWOT

João Cristóvão-Martins

Joao Cristovao Martins Marketing Farmaceutico
Desenvolvimento Estratégico

Carga Horária: 9h

Conteúdo:

  1. Estratégias de diferenciação
  2. Plano Estratégico
    • Segmentos-Alvo
    • Posicionamento
  3. Plano de Ação
    • Ações Prioritárias
    • Medidas de Avaliação e Monitorização
  4. Definição de Objetivos
  5. Estratégias conforme produto (MSRM, MNSRM, Dispositivos Médicos, Dermocosmética, Suplementos alimentares, …)

Cláudia Antunes

Cláudia Antunes Marketing Farmaceutico
Marketing Mix

Carga Horária: 9h

Conteúdo:

  1. Produto
    • Conceito, características e interpretação de produto na área farmacêutica
    • Diferentes caracterizações dos diferentes produtos de venda no mercado farmacêutico
    • Portfólio de produtos
  2. Promoção
    • Conceito, características e interpretação de promoção na área farmacêutica e suas limitações legais nos diferentes canais de promoção
    • Promoção de medicamentos de venda livre
    • Promoção de medicamentos de venda sujeita a receita médica
  3. Preço
    • Conceito na óptica do Marketing, características e interpretação de preço na área farmacêutica
  4. Distribuição
    • Conceito, características e interpretação de distribuição actual na área farmacêutica
    • Logística a Montante
    • Logística a Jusante
  5. O valor do Marketing de Serviços – Diferenciação
    • Processos
    • Pessoas
  6. O plano de contingência: como e quando definir?

Miguel Papança

Miguel Papança Marketing Farmacêutico CaF
Aspetos Regulamentares

Carga Horária: 3h

Conteúdo:

  • Código Deontológico
  • Estatuto do Medicamento
  • Publicidade a MSRM, MNSRM e Dispositivos Médicos junto de profissionais de saúde e junto do público
  • Publicidade a Cosméticos

Ana Bico

Ana Bico
Marketing Digital

Carga Horária: 6h

Conteúdo:

  • Marketing Digital 1.0, 2.0, 3.0, …
  • Oportunidades e Valor na área farmacêutica para o Marketing Digital
  • Social Marketing
  • SEO e métricas
  • Meios ao dispor

João Geraldes

João Geraldes
Marketing de Serviços, Merchandizing e Vendas

Carga Horária: 6h

Conteúdo:

  1. Diferença entre Marketing de Produtos e Marketing de Serviços
  2. Ciclo de serviços
  3. Dependência do cliente
  4. Qualidade de serviços
  5. Valor
  6. Solução > Produto + Serviço
  7. Ponto de venda
    • Ações no ponto de venda e fora dele
    • Montras e Layout
    • Comunicação no ponto de vendas
    • Iniciativas diferenciadoras
  8. Poder das relações pessoais
    • Atendimento
    • Poder das perguntas
    • Alinhamento da ética com a venda

António Pedro Hipólito de Aguiar

Antonio Pedro Hipolito Aguiar Marketing Farmaceutico
Circuitos de Distribuição

Carga Horária: 3h

Conteúdo:

  • Distribuição farmacêutica
  • O circuito do medicamento
  • Boas práticas da distribuição
  • Gestão de Stocks
  •  

Diogo Gouveia

Diogo Gouveia Marketing Farmaceutico
Gestão da Força de Vendas - Marketing

Carga Horária: 3h

Conteúdo:

  • A importância da Força Vendas na implementação do Plano
  • Como Gerir a Força de Vendas
  • Comunicar com a Força de Vendas
  • Motivar a Força de Vendas
  • O Marketing da Força de Vendas
    • Os materiais Promocionais

Nuno Albino Santos

Nuno Santos
Plano de Marketing

Carga Horária: 18h (+6h acompanhamento)

Conteúdo:

  • Plano de Marketing: Conceito e Importância
  • Plano de Marketing e suas etapas
  • Objetivos de Marketing: Qualitativos e Quantitativos
  • Orçamentação
  • Execução prática de um Plano de Marketing

Nuno Albino Santos

Nuno Santos

Avaliação

Avaliação Final de cada participante tem a seguinte distribuição:

– 60% Avaliação Individual
– 40% Avaliação Grupal

Resultado da avaliação de cada participante pelo formador respetivo nos módulos.

Contribuindo para cada módulo:
– 10% assiduidade/pontualidade
– 40% apreciação subjetiva
– 50% avaliação prática

Resultado da avaliação de um Plano de Marketing como trabalho de grupo em que contribuem para este elemento de avaliação:
– 20% da avaliação atribuída pelos colegas
– 20% da avaliação contínua atribuída pelo formador orientador
– 60% da avaliação atribuída por Júri

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Equipa Pedagógica

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Pós-Graduação Farmacêutico

Brochura

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