
Marketing Farmacêutico – Formação Pós-Graduada
Marketing Farmacêutico: Um projeto copromovido entre a Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos e o CaF que tem vindo a influenciar positivamente a carreira de vários farmacêuticos e o próprio papel da indústria farmacêutica.
Este curso, que se posiciona no mercado com um lugar de destaque, é já reconhecido como uma ferramenta útil e diferenciadora, permitindo o desenvolvimento de novos conhecimentos aos seus participantes.
Contando já com 7 edições anteriores da Formação Pós-Graduada em Marketing Farmacêutico, este é já um projeto de referência para os farmacêuticos que pretendam desenvolver a sua carreira nesta área. As inscrições na 8ª edição da Formação Pós-Graduada em Marketing Farmacêutico são exclusivas para Farmacêuticos, contando com vagas especiais reservadas a estudantes finalistas (5º ano) do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas.

Pretende-se que, com esta formação, o participante adquira competências de forma a:
- Enquadrar o Marketing com a estratégia de uma empresa;
- Adquirir uma visão global do Marketing no sector Farmacêutico;
- Coordenar a gestão estratégica e operacional do Marketing;
- Definir critérios de seleção de mercados e de clientes;
- Enquadrar a implementação de produto / serviço novo, considerando a sua comunicação no segmento de mercado alvo e fazendo-o corresponder aos interesses do propenso cliente;
- Maximizar o retorno dos investimentos de Marketing através da exploração de um Marketing Mix diversificado;
- Assumir a influência dos aspetos legais no Marketing e no desenvolvimento da atividade;
- Comparar o Marketing de Serviços com o Marketing de Produtos;
- Validar os recursos de logística e de gestão de stocks a montante, a jusante e internos à própria empresa;
- Preparar um Plano de Marketing;
- Alinhar as ferramentas digitais em prol do Plano de Marketing;
- Aplicar um Plano de Marketing à empresa dentro do sector farmacêutico, independentemente da dimensão ou da área.
São destinatários Farmacêuticos de todas as áreas:
- Indústria Farmacêutica
- Farmácia Comunitária
- Análises Clínicas
- Distribuição Grossista
- Farmácia Hospitalar
- …
Carga Horária: 66 horas
Horário: Terças-Feiras e Quintas-Feiras, das 19h30 às 22h30
Calendário:
Início: 07 de Março de 2017
Término previsto: 01 de Junho de 2017
Local: Sede da Ordem dos Farmacêuticos
Rua da Sociedade Farmacêutica, 18
1169-075 Lisboa
Preço:
Farmacêuticos (Pronto Pagamento: 450€) | Farmacêuticos (Prestações: 500€) | Estudantes (380€)
Modalidade de Pagamento a prestações para farmacêuticos: Jóia de Inscrição: 200€ | 1ª Prestação até 31 de março: 150€ | 2ª Prestação até 28 de abril: 150€
Modalidade de Pagamento a prestações para Estudantes: Jóia de Inscrição: 150€ | 1ª Prestação até 31 de março: 130€ | 2ª Prestação até 28 de abril: 100€
Conteúdo Programático
Carga Horária: 3h
Conteúdo:
- O que é o Marketing – Conceitos Gerais
- Grandes diferenças entre Marketing e Marketing Farmacêutico (especificidades)
- Tendências atuais do Marketing, perspetiva do Marketing Farmacêutico
- Evolução recente e esperada do Marketing Farmacêutico
- Proximidade do Marketing às Vendas
- Papel do Product Manager e do Business Unit Manager
Formador: Miguel Papança

Carga Horária: 6h
Conteúdo:
1. Mercado Farmacêutico Atual: Classificação, Caracterização e Tendências
- Mercado de Ambulatório
- Mercado Hospitalar
- Genéricos
- OTC’s
- Medicamentos Veterinários
2. Caracterização do cliente no mercado farmacêutico
- Médico (especialidades)
- Farmacêutico (Hospitalar e Comunitário)
- Enfermeiro
- Doente
3. Diferentes players do Mercado Farmacêutico
- Prescritor
- Influenciador
- Decisor
- “Dispensador”
4. Os diferentes interlocutores da Indústria Farmacêutica no Mercado Farmacêutico
- Delegados de Informação Médica
- Delegados de Informação Farmacêutica
- Key Account Managers
- Serviço de Clientes
- Departamento de Qualidade
5. Análise prática de dados
Formador: Hugo Mendes

Carga Horária: 6h
Conteúdo:
- Research
- Fontes de dados
- Negócios em contexto B2B e B2C
- Relevância das variáveis/KPIs de análise de mercado
- Ambiente farmacopolítico
- Análise externa e caracterização de um mercado
- Análise da concorrência
- Análise interna empresa/produto
- SWOT
Formador: Leonardo Veiga Anjos

Carga Horária: 6h
Conteúdo:
1. Estratégias de diferenciação
2. Plano Estratégico
- Segmentos-Alvo
- Posicionamento
3. Plano de Ação
- Ações Prioritárias
- Medidas de Avaliação e Monitorização
4. Definição de Objetivos
Formador: Pedro Maria

Carga Horária: 9h
Conteúdo:
1. Produto
- Conceito, características e interpretação de produto na área farmacêutica
- Diferentes caracterizações dos diferentes produtos de venda no mercado farmacêutico
- Portfólio de produtos
2. Promoção
- Conceito, características e interpretação de promoção na área farmacêutica e suas limitações legais nos diferentes canais de promoção
- Promoção de medicamentos de venda livre
- Promoção de medicamentos de venda sujeita a receita médica
3. Preço
- Conceito na ótica do Marketing, características e interpretação de preço na área farmacêutica
4. Distribuição
- Conceito, características e interpretação de distribuição atual na área farmacêutica
- Logística a Montante
- Logística a Jusante
5. O valor do Marketing de Serviços – Diferenciação
- Processos
- Pessoas
6. O plano de contingência: como e quando definir?
Formador: Miguel Papança

Carga Horária: 3h
Conteúdo:
- Código Deontológico
- Estatuto do Medicamento
- Publicidade a MSRM, MNSRM e Dispositivos Médicos junto de profissionais de saúde e junto do público
- Publicidade a Cosméticos
Formador: Ana Bico

Carga Horária: 6h
Conteúdo:
- Marketing Digital 1.0, 2.0, 3.0, …
- Oportunidades e Valor na área farmacêutica para o Marketing Digital
- Social Marketing
- SEO e métricas
- Meios ao dispor
Formador: João Geraldes

Carga Horária: 3h
Conteúdo:
1. Distribuição farmacêutica
2. O circuito do medicamento
3. Boas práticas da distribuição
4. Gestão de Stocks
- Valorimetria de existências
- Gestão económica de stocks
Formador: Eurico Pais

Carga Horária: 3h
Conteúdo:
- Medicamento Genérico
- Bio-Genéricos e Bio-Similares
- Marketing nos Genéricos
Formador: Pedro Merlini

Carga Horária: 3h
Conteúdo:
- Desafios da Saúde
- Saúde e Mercado
- Marketing em Saúde
Formador: Vanessa Jacinto

Carga Horária: 6h
Conteúdo:
1. Diferença entre Marketing de Produtos e Marketing de Serviços
2. Ciclo de serviços
3. Dependência do cliente
4. Qualidade de serviços
5. Valor
6. Solução > Produto + Serviço
7. Ponto de venda
- Ações no ponto de venda e fora dele
- Montras e Layout
- Comunicação no ponto de vendas
- Iniciativas diferenciadoras
8. Poder das relações pessoais
- Atendimento
- Poder das perguntas
- Alinhamento da ética com a venda
Formador: António Pedro Hipólito de Aguiar

Carga Horária: 12h (+4h)
Conteúdo:
- Plano de Marketing: Conceito e Importância
- Plano de Marketing e suas etapas
- Objetivos de Marketing: Qualitativos e Quantitativos
- Gestão orçamental de vendas e Budget Promocional
- Execução prática de um Plano de Marketing
Formador: Nuno Albino Santos

Avaliação
Avaliação Final:
– 60% Avaliação Individual
– 40% Avaliação Grupal

Resultado da avaliação de cada participante pelo formador respetivo nos módulos.
Contribuindo para cada módulo:
– 10% assiduidade/pontualidade
– 40% apreciação subjetiva
– 50% avaliação prática

Resultado da avaliação de um Plano de Marketing como trabalho de grupo em que contribuem para este elemento de avaliação:
– 20% da avaliação atribuída pelos colegas
– 20% da avaliação contínua atribuída pelo formador orientador
– 60% da avaliação atribuída por Júri
