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Marketing Farmacêutico

9a Edição da Pós-Graduação de Marketing Farmacêutico

Marketing Farmacêutico: ao serviço da carreira dos farmacêutico

Para um farmacêutico, a carreira no Marketing Farmacêutico é interessante e promissora, dada a boa remuneração que se tem vindo a praticar em relação a outras carreiras, e com vantagens em relação aos outros graduados, já que a sua formação de base lhe dá o domínio do produto. Todavia só há lugar para os mais qualificados.

Uma vez que o setor farmacêutico é o setor mais regulado logo a seguir à aviação – já que está em causa a saúde das pessoas – cada vez mais há dificuldades para chegar com a informação aos prescritores ou aos pacientes. Em compensação há ferramentas mais facilitadas no campo do digital mas que também a concorrência conhece.

Um projeto copromovido entre a Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos e o CaFque tem vindo a influenciar positivamente a carreira de muitos farmacêuticos, bem como a indústria farmacêutica actuante em Portugal.

Contando já com 8 edições anteriores da Pós-Graduação de Marketing Farmacêutico, este é já um projeto de referência para os farmacêuticos que pretendam desenvolver a sua carreira nesta área. As inscrições na 9ª edição da Pós-Graduação em Marketing Farmacêutico são limitadas.

 

Marketing Farmaceutico

Objetivos de Pós-Graduação em Marketing Farmacêutico:

Pretende-se que, com a Pós-Graduação em Marketing Farmacêurtico, o participante adquira competências de forma a:

    • Enquadrar o Marketing com a estratégia de uma empresa;
    • Adquirir uma visão global do Marketing no sector Farmacêutico;
    • Coordenar a gestão estratégica e operacional do Marketing;
    • Definir critérios de seleção de mercados e de clientes;
    • Enquadrar a implementação de produto / serviço novo, considerando a sua comunicação no segmento de mercado alvo e fazendo-o corresponder aos interesses do propenso cliente;
    • Maximizar o retorno dos investimentos de Marketing através da exploração de um Marketing Mix diversificado;
    • Assumir a influência dos aspetos legais no Marketing e no desenvolvimento da atividade;
    • Comparar o Marketing de Serviços com o Marketing de Produtos;
    • Validar os recursos de logística e de gestão de stocks a montante, a jusante e internos à própria empresa;
    • Preparar e orçamentar um Plano de Marketing;
    • Alinhar as ferramentas digitais em prol do Plano de Marketing;
    • Aplicar um Plano de Marketing à empresa dentro do sector farmacêutico, independentemente da dimensão ou da área.

Informações Gerais

Carga Horária

75 horas (presenciais) + Acompanhamento online

Horário:

Terças-Feiras e Quintas-Feiras, das 19h30 às 22h30

Calendário:

Início: 6 de março de 2018
Término previsto: 7 de junho de 2018 

Preços e Condições de Pagamento

  Prestações
 Pronto PagamentoJoia1a Prestação
(até 31/03/2018)
2a Prestação
(até 30/04/2018)
 525€200€200€175€
  Prestações
 Pronto PagamentoJoia1a Prestação
(até 31/03/2018)
2a Prestação
(até 30/04/2018)
 435€150€150€135€
  Prestações
 Pronto PagamentoJoia1a Prestação
(até 31/03/2018)
2a Prestação
(até 30/04/2018)
 750€300€250€200€

São “Externos”: Graduados em Ciências Farmacêuticas não inscritos na OF ou farmacêuticos inscritos na OF com a sua inscrição irregular.

Conteúdo Programático:

Introdução ao Marketing

Carga Horária: 3h

Conteúdo:

  • O que é o Marketing – Conceitos Gerais
  • Grandes diferenças entre Marketing e Marketing Farmacêutico (especificidades)
  • Tendências atuais do Marketing, perspetiva do Marketing Farmacêutico
  • Evolução recente e esperada do Marketing Farmacêutico
  • Proximidade do Marketing às Vendas
  • Papel do Product Manager e do Business Unit Manager

Miguel Papança

Miguel Papança Marketing Farmacêutico CaF
Mercado Farmacêutico

Carga Horária: 6h

Conteúdo:

  1. Mercado Farmacêutico Atual: Classificação, Caracterização e Tendências
    • Mercado de Ambulatório
    • Mercado Hospitalar
    • Genéricos
    • OTC’s
    • Medicamentos Veterinários
  2. Caracterização do cliente no mercado farmacêutico
    • Médico (especialidades)
    • Farmacêutico (Hospitalar e Comunitário)
    • Enfermeiro
    • Doente
  3. Diferentes players do Mercado Farmacêutico
    • Prescritor
    • Influenciador
    • Decisor
    • “Dispensador”
  4. Os diferentes interlocutores da Indústria Farmacêutica no Mercado Farmacêutico
    • Delegados de Informação Médica
    • Delegados de Informação Farmacêutica
    • Key Account Managers
    • Serviço de Clientes
    • Departamento de Qualidade
  5. Análise prática de dados

Hugo Mendes

Hugo Mendes Marketing Farmaceutico
Market Access

Carga Horária: 9h

Conteúdo:

  • Research
  • Fontes de dados
  • Negócios em contexto B2B e B2C
  • Relevância das variáveis/KPIs de análise de mercado
  • Ambiente farmacopolítico
  • Análise externa e caracterização de um mercado
  • Análise da concorrência
  • Análise interna empresa/produto
  • SWOT

João Cristóvão-Martins

Joao Cristovao Martins Marketing Farmaceutico
Desenvolvimento Estratégico

Carga Horária: 9h

Conteúdo:

  1. Estratégias de diferenciação
  2. Plano Estratégico
    • Segmentos-Alvo
    • Posicionamento
  3. Plano de Ação
    • Ações Prioritárias
    • Medidas de Avaliação e Monitorização
  4. Definição de Objetivos
  5. Estratégias conforme produto (MSRM, MNSRM, Dispositivos Médicos, Dermocosmética, Suplementos alimentares, …)

Cláudia Antunes

Cláudia Antunes Marketing Farmaceutico
Marketing Mix

Carga Horária: 9h

Conteúdo:

  1. Produto
    • Conceito, características e interpretação de produto na área farmacêutica
    • Diferentes caracterizações dos diferentes produtos de venda no mercado farmacêutico
    • Portfólio de produtos
  2. Promoção
    • Conceito, características e interpretação de promoção na área farmacêutica e suas limitações legais nos diferentes canais de promoção
    • Promoção de medicamentos de venda livre
    • Promoção de medicamentos de venda sujeita a receita médica
  3. Preço
    • Conceito na óptica do Marketing, características e interpretação de preço na área farmacêutica
  4. Distribuição
    • Conceito, características e interpretação de distribuição actual na área farmacêutica
    • Logística a Montante
    • Logística a Jusante
  5. O valor do Marketing de Serviços – Diferenciação
    • Processos
    • Pessoas
  6. O plano de contingência: como e quando definir?

Miguel Papança

Miguel Papança Marketing Farmacêutico CaF
Aspectos Legais da Promoção e Distribuição do Medicamento

Carga Horária: 3h

Conteúdo:

  • Código Deontológico
  • Estatuto do Medicamento
  • Publicidade a MSRM, MNSRM e Dispositivos Médicos junto de profissionais de saúde e junto do público
  • Publicidade a Cosméticos

Ana Bico

Ana Bico
Marketing Digital

Carga Horária: 6h

Conteúdo:

  • Marketing Digital 1.0, 2.0, 3.0, …
  • Oportunidades e Valor na área farmacêutica para o Marketing Digital
  • Social Marketing
  • SEO e métricas
  • Meios ao dispor

João Geraldes

João Geraldes
Marketing de Serviços, Merchandizing e Vendas

Carga Horária: 6h

Conteúdo:

  1. Diferença entre Marketing de Produtos e Marketing de Serviços
  2. Ciclo de serviços
  3. Dependência do cliente
  4. Qualidade de serviços
  5. Valor
  6. Solução > Produto + Serviço
  7. Ponto de venda
    • Ações no ponto de venda e fora dele
    • Montras e Layout
    • Comunicação no ponto de vendas
    • Iniciativas diferenciadoras
  8. Poder das relações pessoais
    • Atendimento
    • Poder das perguntas
    • Alinhamento da ética com a venda

António Pedro Hipólito de Aguiar

Antonio Pedro Hipolito Aguiar Marketing Farmaceutico
Circuitos de Distribuição

Carga Horária: 3h

Conteúdo:

  • Cadeia de Valor e Modelos de Distribuição
    • O circuito de distribuição, diferentes modelos, principais atores, criação e distribuição do valor
  • O papel da Distribuição Farmacêutica
    • Enquadramento regulamentar, atividades e funções desempenhadas pela D.F.
  • A perspectiva Internacional
    • Outros Modelos existentes a nível internacional
  • Desafios e Oportunidades
    • Desafios, modelos disruptivos, impacto evolução tecnológica e globalização
    • Oportunidades, diferenciação, novos serviços

Diogo Gouveia

Diogo Gouveia Marketing Farmaceutico
Marketing na Saúde

Carga Horária: 3h

Conteúdo:

  • Desafios da Saúde
  • Saúde e Mercado
  • Marketing em Saúde

A definir

A definir
Plano de Marketing

Carga Horária: 18h (+6h acompanhamento)

Conteúdo:

  • Plano de Marketing: Conceito e Importância
  • Plano de Marketing e suas etapas
  • Objetivos de Marketing: Qualitativos e Quantitativos
  • Orçamentação
  • Execução prática de um Plano de Marketing

Nuno Albino Santos

Nuno Santos

Avaliação

Avaliação Final de cada participante tem a seguinte distribuição:

– 60% Avaliação Individual
– 40% Avaliação Grupal

Resultado da avaliação de cada participante pelo formador respetivo nos módulos.

Contribuindo para cada módulo:
– 10% assiduidade/pontualidade
– 40% apreciação subjetiva
– 50% avaliação prática

Resultado da avaliação de um Plano de Marketing como trabalho de grupo em que contribuem para este elemento de avaliação:
– 20% da avaliação atribuída pelos colegas
– 20% da avaliação contínua atribuída pelo formador orientador
– 60% da avaliação atribuída por Júri

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