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Marketing Farmacêutico

Pós-Graduação de Marketing Farmacêutico, 1a Edição no Porto

Pós-Graduação de Marketing Farmacêutico: agora também no Porto, na Secção Regional Norte da Ordem dos Farmacêuticos.

O mercado farmacêutico é um dos mais representativos à escala Mundial, quer pela dimensão quer pela sua importância. A indústria farmacêutica desenvolve-se num ambiente complexo e altamente regulado, tratando-se de um mercado com especificidades muito próprias.

Em virtude da elevada competitividade e dos avanços tecnológicos permanentes, os profissionais do Marketing Farmacêutico assumem o papel determinante e fundamental de encontrar e desenvolver mecanismos de modo a potenciar vendas de produtos e maximizar processos.

Como tal, exige-se que os profissionais do Marketing Farmacêutico tenham de estar preparados para enfrentar os desafios com que se deparam no caminho do sucesso das marcas que gerem.

Após 9 Edições com grande sucesso realizadas em Lisboa, estão abertas as inscrições para a 1ª Edição da Pós-Graduação em Marketing Farmacêutico a realizar no Porto a partir de Outubro de 2018, numa iniciativa do CaF em parceria com a Secção Regional Norte da Ordem dos Farmacêuticos.

 

PG Marketing Farmacêutico SRNorte

Objetivos de Pós-Graduação em Marketing Farmacêutico:

Em termos gerais, os participantes da 1ª Edição da Pós Graduação em Marketing Farmacêutico, devem ficar aptos a:

  • Entender a complexidade do ambiente farmacêutico sendo capaz de realizar a gestão eficiente de um produto, de uma marca ou de uma farmácia comunitária;
  • Elaborar um Plano de Marketing, quer na indústria farmacêutica como na farmácia comunitária, definindo objetivos, monitorizar o Plano e efectuar ajustes ao mesmo sempre que necessário;
  • Construir “marcas de farmácia” e “marcas de produto” sustentáveis, que respondam às exigências do mercado, perpetuando o sucesso ao longo do tempo.

Pretende-se pois que, com a Pós-Graduação em Marketing Farmacêutico, o participante adquira competências de forma a:

    • Enquadrar o Marketing com a estratégia de uma empresa;
    • Adquirir uma visão global do Marketing no sector Farmacêutico;
    • Coordenar a gestão estratégica e operacional do Marketing;
    • Definir critérios de seleção de mercados e de clientes;
    • Enquadrar a implementação de produto / serviço novo, considerando a sua comunicação no segmento de mercado alvo e fazendo-o corresponder aos interesses do propenso cliente;
    • Maximizar o retorno dos investimentos de Marketing através da exploração de um Marketing Mix diversificado;
    • Assumir a influência dos aspetos legais no Marketing e no desenvolvimento da atividade;
    • Comparar o Marketing de Serviços com o Marketing de Produtos;
    • Validar os recursos de logística e de gestão de stocks a montante, a jusante e internos à própria empresa;
    • Preparar e orçamentar um Plano de Marketing;
    • Alinhar as ferramentas digitais em prol do Plano de Marketing;
    • Elaborar um Plano de Marketing para um produto ou serviço, dentro do sector farmacêutico, independentemente da dimensão ou área;
    • Construir “marcas” sustentáveis, que respondam às exigências do mercado, perpetuando o sucesso ao longo do tempo.

Informações Gerais

Carga Horária

75 horas (presenciais) + Acompanhamento online

Horário:

Sextas-Feiras, das 19h30 às 22h30
Sábados, das 9:30 às 12:30 e das 14:00 às 17:00
Ver CALENDÁRIO

Calendário:

Início: 12 de Outubro de 2018
Término previsto: 15 de Dezembro de 2018 
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Preços e Condições de Pagamento

  Prestações
 Pronto PagamentoJóia1a Prestação
(até 31/10/2018)
2a Prestação
(até 30/11/2018)
 825€350€300€300€
  Prestações
 Pronto PagamentoJoia1a Prestação
(até 31/10/2018)
2a Prestação
(até 30/11/2018)
 570€200€200€200€

São “Estudantes”: Estudantes de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Vagas limitadas a 5

  Prestações
 Pronto PagamentoJoia1a Prestação
(até 31/10/2018)
2a Prestação
(até 30/11/2018)
 1.100€400€400€400€

São “Externos”: Graduados com outras habilitações que não Ciências Farmacêuticas ou não inscritos como Membros da Ordem dos Farmacêuticos.

Vagas limitadas a 5

São “Farmacêuticos”: Membros da Ordem dos Farmacêuticos.

Conteúdo Programático:

Introdução ao Marketing

Carga Horária: 3h

Conteúdo:

  • O que é o Marketing – Conceitos Gerais
  • Grandes diferenças entre Marketing e Marketing Farmacêutico (especificidades)
  • Tendências atuais do Marketing, perspetiva do Marketing Farmacêutico
  • Evolução recente e esperada do Marketing Farmacêutico
  • Proximidade do Marketing às Vendas
  • Papel do Product Manager e do Business Unit Manager

Miguel Papança

Miguel Papança Marketing Farmacêutico CaF
Mercado Farmacêutico

Carga Horária: 6h

Conteúdo:

  • Mercado Farmacêutico Atual: Classificação, Caracterização e Tendências
    • Mercado de Ambulatório
    • Mercado Hospitalar
    • Genéricos
    • OTC’s
    • Medicamentos Veterinários
  • Caracterização do cliente no mercado farmacêutico
    • Médico (especialidades)
    • Farmacêutico (Hospitalar e Comunitário)
    • Enfermeiro
    • Doente
  • Diferentes players do Mercado Farmacêutico
    • Prescritor
    • Influenciador
    • Decisor
    • “Dispensador”
  • Os diferentes interlocutores da Indústria Farmacêutica no Mercado Farmacêutico
    • Delegados de Informação Médica
    • Delegados de Informação Farmacêutica
    • Key Account Managers
    • Serviço de Clientes
    • Departamento de Qualidade
  • Análise prática de dados

Hugo Mendes

Hugo Mendes Marketing Farmaceutico
Market Access

Carga Horária: 9h

Conteúdo:

  • Research
  • Formação de Preços
    • Métodos de Posicionamento de Preço
    • Preços de Referência
    • Revisões de Preços
  • Financiamento público de medicamentos
  • Avaliação de tecnologias em saúde
    • Avaliação Farmacoterapêutica
    • Avaliação Económica
    • Negociação
  • Gestão dos stakeholders
  • Market Access nacional vs Market Access local
  • Responsabilidades do Market Access
  • Fontes de informação e dados /registos – produção de conhecimento | Reavaliação

João Cristóvão-Martins

Joao Cristovao Martins Marketing Farmaceutico
Desenvolvimento Estratégico

Carga Horária: 9h

Conteúdo:

  • Análises
    • Análise PESTE
    • Análise SWOT
    • Relevância das variáveis/KPIs de análise de mercado
  • Estratégias de diferenciação
  • Plano Estratégico
    • Segmentos-Alvo
    • Posicionamento
  • Plano de Ação
    • Ações Prioritárias
    • Medidas de Avaliação e Monitorização
  • Definição de Objetivos
  • Estratégias conforme produto (MSRM, MNSRM, Dispositivos Médicos, Dermocosmética, Suplementos alimentares, …)

Vitor Coelho

Marketing Mix

Carga Horária: 9h

Conteúdo:

  • Produto
    • Conceito, características e interpretação de produto na área farmacêutica
    • Diferentes caracterizações dos diferentes produtos de venda no mercado farmacêutico
    • Portfólio de produtos
  • Promoção
    • Conceito, características e interpretação de promoção na área farmacêutica e suas limitações legais nos diferentes canais de promoção
    • Promoção de medicamentos de venda livre
    • Promoção de medicamentos de venda sujeita a receita médica
  • Preço
    • Conceito na óptica do Marketing, características e interpretação de preço na área farmacêutica
  • Distribuição
    • Conceito, características e interpretação de distribuição actual na área farmacêutica
    • Logística a Montante
    • Logística a Jusante
  • O valor do Marketing de Serviços – Diferenciação
    • Processos
    • Pessoas
    • Physical Evidence
  • O plano de contingência: como e quando definir?

Miguel Papança

Miguel Papança Marketing Farmacêutico CaF
Aspectos Legais da Promoção e Distribuição do Medicamento

Carga Horária: 3h

Conteúdo:

  • Código Deontológico
  • Estatuto do Medicamento
  • Publicidade a MSRM, MNSRM e Dispositivos Médicos junto de profissionais de saúde e junto do público
  • Publicidade a Cosméticos

Prof Maurício Barbosa

mbarbosa
Marketing Digital

Carga Horária: 6h

Conteúdo:

  • Marketing Digital 1.0, 2.0, 3.0, …
  • Oportunidades e Valor na área farmacêutica para o Marketing Digital
  • Social Marketing
  • SEO e métricas
  • Meios ao dispor

João Geraldes

João Geraldes
Marketing de Serviços, Merchandizing e Vendas

Carga Horária: 6h

Conteúdo:

  • Diferença entre Marketing de Produtos e Marketing de Serviços
  • Ciclo de serviços
  • Dependência do cliente
  • Qualidade de serviços
  • Valor
  • Solução > Produto + Serviço
  • Ponto de venda
    • Ações no ponto de venda e fora dele
    • Montras e Layout
    • Comunicação no ponto de vendas
    • Iniciativas diferenciadoras
  • Poder das relações pessoais
    • Atendimento
    • Poder das perguntas
    • Alinhamento da ética com a venda

António Pedro Hipólito de Aguiar

Antonio Pedro Hipolito Aguiar Marketing Farmaceutico
Circuitos de Distribuição

Carga Horária: 3h

Conteúdo:

  • Cadeia de Valor e Modelos de Distribuição
    • O circuito de distribuição, diferentes modelos, principais atores, criação e distribuição do valor
  • O papel da Distribuição Farmacêutica
    • Enquadramento regulamentar, atividades e funções desempenhadas pela D.F.
  • A perspectiva Internacional
    • Outros Modelos existentes a nível internacional
  • Desafios e Oportunidades
    • Desafios, modelos disruptivos, impacto evolução tecnológica e globalização
    • Oportunidades, diferenciação, novos serviços

Jorge Pereira

Jorge Pereira Marketing Farmacêutico
Gestão da Força de Vendas - Marketing

Carga Horária: 3h

Conteúdo:

  • A importância da Força Vendas na implementação do Plano
  • Como Gerir a Força de Vendas
  • Comunicar com a Força de Vendas
  • Motivar a Força de Vendas
  • O Marketing da Força de Vendas
    • Os materiais Promocionais

Nuno Albino Santos

Nuno Santos
Plano de Marketing

Carga Horária: 18h (+6h acompanhamento)

Conteúdo:

  • Plano de Marketing: Conceito e Importância
  • Plano de Marketing e suas etapas
  • Objetivos de Marketing: Qualitativos e Quantitativos
  • Orçamentação
  • Execução prática de um Plano de Marketing

Nuno Albino Santos

Nuno Santos

Avaliação

Avaliação Final de cada participante tem a seguinte distribuição:

– 60% Avaliação Individual
– 40% Avaliação Grupal

Resultado da avaliação de cada participante pelo formador respetivo nos módulos.

Contribuindo para cada módulo:
– 10% assiduidade/pontualidade
– 40% apreciação subjetiva
– 50% avaliação prática

Resultado da avaliação de um Plano de Marketing como trabalho de grupo em que contribuem para este elemento de avaliação:
– 20% da avaliação atribuída pelos colegas
– 20% da avaliação contínua atribuída pelo formador orientador
– 60% da avaliação atribuída por Júri

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