Pós-Graduação Pharma Digital Marketing, 2ª Edição

Pharma Digital Marketing: o Marketing Digital aplicado ao setor farmacêutico.

Todos os setores estão progressivamente a ficar mais “digitalizados”. O Marketing Digital é uma realidade irrefutável em qualquer ramo de atividade, sendo o resultado de uma evolução ao qual o Marketing no setor farmacêutico não é exceção.

Na 2ª Edição da Pós-Graduação Pharma Digital Marketing, o corpo docente, constituído por profissionais da área, mais do que transferir conhecimentos, vai promover a interiorização de conhecimentos de forma a que sejam os próprios participantes a implementar e gerir o Marketing (também) Digital.

A Pós-Graduação em Pharma Digital Marketing, co-organizada entre o CaF e a Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos,  foi estruturada para permitir a aquisição das melhores ferramentas para a construção de uma estratégia de marketing digital e aplicação em marcas, áreas terapêuticas, pequenas ou médias empresas, laboratórios de análises clínicas e farmácias.

Objetivos de Pharma Digital Marketing:

A Pós-Graduação em Pharma Digital Marketing tem como objetivos gerais a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências na área do marketing digital no setor farmacêutico, com critério, de forma eficaz e com resultados positivos para os stakeholders.

No final da Pós-Graduação em Pharma Digital Marketing, o participante, terá acesso às melhores ferramentas para a construção de uma estratégia de marketing digital para a sua marca, área terapêutica ou empresa, ganhando competências de forma a:

  • Construir uma estratégia de marketing digital para a sua marca, área terapêutica ou empresa que reforce o posicionamento competitivo traçado
  • Construir e gerir um plano estratégico
  • Selecionar as táticas digitais (multi-canal e multi-plataform) mais adequadas para obter os objetivos traçados pela marca
  • Traçar estratégias para dar a conhecer, ativar, converter, engage / envolver / fidelizar os stakeholders
  • Definir um Customer Persona e o seu Customer Journey
  • Criar um plano de comunicação e de gestão de marca pharma;
  • Negociar com a agência de comunicação, criar briefing e dominar a terminologia de agência
  • Integrar o marketing digital na estratégia de marketing atual
  • Definir indicadores para medir, avaliar e otimizar a estratégia de marketing digital
  • Calcular o ROI das iniciativas de marketing
  • Analisar casos de sucesso que envolvam farmacêuticos, médicos, enfermeiros, consumidores / cuidadores e outros novos stakeholders
  • Apresentar e defender um plano de marketing com predominância do canal digital

Destinatários

São destinatários da Pós-Graduação em Pharma Digital Marketing, os Farmacêuticos que, tendo bons conhecimentos de Marketing, adquiridos pela formação ou pela experiência (ex. Formação Pós-Graduada em Marketing Farmacêutico organizada em parceria pelo CaF e pela SRSRA da Ordem dos Farmacêuticos), procurem maior qualificação em Marketing Digital.

VAGAS LIMITADAS a 21 participantes !!!

A participação de membros-estudantes da SRSRA e de externos (graduados em Ciências Farmacêuticas não inscritos na Ordem dos Farmacêuticos, ou outros profissionais que não sejam graduados em Ciências Farmacêuticas) está sujeita a uma quota individual.

 

* Consideram-se Externos, graduados em Ciências Farmacêuticas não inscritos na Ordem dos Farmacêuticos ou outros profissionais

Preços e Condições de Pagamento

  Prestações
Early Bird Fee
(até 15/07/2018)
Pronto PagamentoJoia1a Prestação
(até 11/09/2018)
2a Prestação
(até 4/10/2018)
513.00€540€200€200€200€
  Prestações
Early Bird Fee
(até 15/07/2018)
Pronto PagamentoJoia1a Prestação
(até 11/09/2018)
2a Prestação
(até 4/10/2018)
450€450€150€150€150€
  Prestações
Early Bird Fee
(até 15/07/2018)
Pronto PagamentoJoia1a Prestação
(até 11/09/2018)
2a Prestação
(até 4/10/2018)
688.75€725€250€250€250€

São “Externos”: graduados em Ciências Farmacêuticas não inscritos na Ordem dos Farmacêuticos, ou outros profissionais que não sejam graduados em Ciências Farmacêuticas.

Informações Gerais

Carga Horária

60 horas (presenciais) + Acompanhamento online (18h) + Conferências de Empresas (2x3h) + Fórum Inovação

Horário:

Terças-Feiras e Quintas-Feiras, das 19h30 às 22h30
(haverão alguns dias às Quartas)

Calendário:

Início: 26 de Setembro de 2018
Término previsto: 19 de Dezembro de 2018

Local- Ordem dos Farmacêuticos:

Sede da Ordem dos Farmacêuticos
Rua da Sociedade Farmacêutica, 18
1169-075 Lisboa

Conteúdo Programático:

Planeamento Estratégico

Carga Horária: 3h

Conteúdo:

  • Conceitos Fundamentais do Marketing Digital
  • Planeamento de marketing (também digital)
  • Rethink Marketing
  • Canvas Business Model
  • Multi-Channel

João Geraldes

João Geraldes
Marketing – Digital vs Tradicional

Carga Horária: 3h

Conteúdo:

  • Papel do “Digital” no Marketing Farmacêutico
  • Estratégia integrada de Marketing online e offline
  • Evolução do mercado farmacêutico
  • Who’s who?
  • Evolução do comportamento dos players
  • Relações Humanas vs Conceito web
  • Segmentos, circunstâncias e comunidades
  • e-Commerce
  • Desenvolvimento futuro das aplicações
  • All mobile
  • Internet of Things
  • Health Web Devices
  • Intelligence @ Customer

Hugo Mendes

Hugo Mendes
Boas Práticas no Setor Farmacêutico

Carga Horária: 3h

Conteúdo:

  • Boas práticas para maximizar o sucesso das diferentes áreas de negócio com o apoio do marketing tradicional e digital
    • Relações B2B
    • Situações de comunicação aberta (e.g. OTCs)
    • Situações de comunicação restrita (e.g MSRM)
    • Situações de Serviços farmacêuticos
  • Análise de restrições do sector
  • Mapeamento de Stakeholders
  • Casos de sucesso nacionais e internacionais

Décio Oliveira

Marketing Digital
Definição de Objetivos

Carga Horária: 6h

Conteúdo:

  • Globalização / Segmentação / Marketing 1-2-1 / Real time Marketing

  • Definição do objetivo e análise estratégica, para web, mobile, social media,..

  • Consumidores, target e audiências

  • Delinear táticas em termos de canais e plataformas

  • Definição de Estratégia e implementação de Plano Táctico

João Geraldes

João Geraldes
Comunicação / Conversão

Carga Horária: 3h

Conteúdo:

  • A marca como o ativo intangível mais relevante de uma empresa da indústria farmacêutica

  • Comunicar e a gerir a marca através de marketing (digital)

  • Gestão da Marca em prol do sucesso corporativo

  • Monitorização e Listening

  • Content Funnels

Flôr Ferreira

Flor Ferreira Pharma Digital Marketing
Criatividade na Comunicação

Carga Horária: 3h

Conteúdo:

  • Criatividade e processo criativo
  • Táticas para induzir a diferenciação
  • Comunicação escrita e multimédia
  • Intervenientes e papeis na comunicação
  • Estratégias para inbound marketing
  • Diferentes papéis na empresa – Marketeer, Médico, Compliance, Legal, etc

  • Ferramentas de programação de conteúdos

Tiago Sena

Tiago Sena
Customer Personas e Customer Journey

Carga Horária: 3h

Conteúdo:

  • Segmentação
  • Definição de um Customer Persona
  • Definição de um Customer Journey

Paulo Duarte

Paulo Duarte; Pharma Digital Marketing
Customer Experience

Carga Horária: 6h

Conteúdo:

  • Website
  • Landing Pages
  • Blog
  • Comunidades
  • Social Media Marketing
  • Search Engine Marketing
  • Search Engine Optimization
  • Google Adwords
  • Google Analytics
  • Email Marketing
  • Retargeting
  • Remarketing

João Geraldes

João Geraldes
Inbound Marketing

Carga Horária: 3h

Conteúdo:

  • Estratégias para inbound marketing
  • Estratégia de conteúdos
  • Calendários editoriais

Tiago Sena

Tiago Sena
Drive Engagement

Carga Horária: 3h

Conteúdo:

  • Conversão do visitante

  • Engagement do cliente (and conversion)

  • Atrair consumidores para a marca e fideliza-los

Rui Marcelino

Rui Marcelino Pharma Digital Marketing
Seleção de Vendors

Carga Horária: 3h

Conteúdo:

  • Assessoria Mediática (on e off line)

  • Gestão da notoriedade, credibilidade, aceitação social e poder da empresa

  • Controlo do feedback

  • Interação com agências de comunicação

  • Procurement de Vendors

  • Briefings

  • Seleção de projetos

  • Garante de manutenção do controlo

Paulo Duarte

Paulo Duarte; Pharma Digital Marketing
Customer Intelligence

Carga Horária: 3h

Conteúdo:

  • Customer Intelligence

  • Restrições regulamentares: Conteúdo de acesso geral vs Publicidade online

  • Regulamento Geral de Proteção de Dados

  • Conceitos de SEO, SEA, SEM

João Geraldes

João Geraldes
Plano de Métricas e KPIs

Carga Horária: 3h

Conteúdo:

  • Métricas no Marketing Digital: medir, avaliar e otimizar a estratégia

João Geraldes

João Geraldes
Return on Investment

Carga Horária: 3h

Conteúdo:

  • Cálculo do ROI (Return of Investment)

Décio Oliveira

Marketing Digital
Projeto de Curso

Carga Horária: 12h (+18h Acompanhamento online)

Conteúdo:

  • As várias etapas para a construção do projecto

Paulo Duarte

Paulo Duarte; Pharma Digital Marketing

Testemunhos da 1ª Edição

Formadores muito competentes

Parabéns pelo conjunto de formadores que conseguiram para este trabalho

Grande diversidade de áreas de intervenção dos formadores com bastante experiência

Exemplos práticos e utilização de ferramentas digitais específicas em aula

Clareza na exposição das matérias

Formadores com grande experiência e em áreas diversas

Todo o curso foi de forma geral positivo

Programa muito completo, com formadores com background em diferentes áreas

Relacionamento com os formadores e disponibilidade total para tirar dúvidas e discussão de ideias.

Disponibilidade, abertura e espírito crítico de todos os formadores, tendo em vista a prossecução dos projetos finais da formação.

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